Pranayama - Controle da Respiração
Pranayama é uma palavra em sânscrito que significa: prana = força vital; yama = controle.
​
É usada também geralmente para descrever os vários exercícios de respiração yogue que ajudam a dar controle da força da vida.
​
Os yogues acreditam que o órgão do olfato tem outra função: a absorção do prana (ar). Os yogues dizem que respirar pela boca gera uma queda de resistência e danifica o funcionamento das glândulas vitais e do sistema nervoso e, ao mesmo tempo, ao respirar pela boca você pode estar absorvendo as impurezas do ar sem nenhum filtro, o que pode ser prejudicial à saúde.
​
É fácil quebrar o hábito de respirar pela boca: basta manter a boca fechada e a atenção para a respiração nas narinas
.
“Quando a respiração é irregular, a mente oscila; quando a respiração se vai, a vida também se vai, portanto, o controle da respiração prolonga a vida.” Hatha Yoga Pradipika
Saiba mais sobre os benefícios dos Pranayamas:
​
1. Melhoria na qualidade do sangue devido à sua oxigenação, aumento e fortalecimento da capacidade pulmonar;
2. Maior assimilação dos nutrientes através da digestão, porque os órgãos digestivos, tais como o estômago, recebem mais oxigênio, operando com maior eficiência;
3. Equilíbrio do sistema nervoso, incluindo o cérebro e o canal espinhal. Através da oxigenação as células nervosas passam a se comunicar com mais eficiência.
4. Rejuvenescimento das glândulas, especialmente as glândulas pituitária e pineal. O cérebro tem uma afinidade especial para o oxigênio, requerendo três vezes mais oxigênio do que o descanso do corpo. Isto tem efeitos em nosso bem estar.
5. Rejuvenescimento da pele, incluindo as rugas e as tensões faciais.
6. Ativa e equilibra o sistema digestivo e cardiorrespiratório.
7. Os exercícios respiratórios da prática de yoga reduzem a carga de trabalho do coração de duas maneiras: Primeiro respirar profundamente estimula os pulmões a funcionarem com mais eficiência, isso significa que o coração não tem que trabalhar tanto para o oxigênio chegar até os tecidos; Segundo respirar profundamente estimula a pressão nos pulmões conduz a um diferencial de pressão intenso, melhorando a circulação, o que também reduz a carga de trabalho executada pelo coração.
​
8. Respirar profunda e lentamente ajuda no controle do peso. Se você estiver acima do peso, o oxigênio ajuda a queimar a gordura adicional com mais eficiência. Se você estiver abaixo do peso, o oxigênio extra alimenta os tecidos e as glândulas do sistema nutritivo, ou seja, praticar yoga tende a promover o peso ideal para você.
​
9. Promove relaxamento da mente e do corpo. Respirar lenta e profundamente estimula o sistema nervoso parassimpático, que resulta em uma redução do estimulo cardíaco e o relaxamento muscular. Estes dois fatores causam efeito para a mente. Além da oxigenação do cérebro, que tende a normalizar as funções cerebrais, eliminando a ansiedade excessiva .
10. Os exercícios de respiração causam o aumento na elasticidade dos pulmões e na gaiola do reforço. Portanto, a capacidade respiratória é aumentada o dia inteiro, não apenas durante o período real do exercício.
Isto significa que todos esses benefícios ocorrem também o dia todo.